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domingo, 26 de junho de 2011

SALA DE INFORMÁTICA LUFAMIR: 2º SEMESTRE

PLANEJANDO A PROVA BRASIL – IDEB:2011

Identificação

Nome da Escola: Lúcia de Fátima Miranda do Rosário

Gestor: Márcio José Ramos do Carmo

Vice - Gestores: Marilene e Osvaldo Praxedes

Coordenadores Pedagógicos: Rosana Pereira e Manoel Vieira

Professores Envolvidos: Everton Miranda, Sérgio Luís, Maria Nalma e Genivaldo Praxedes


Justificativa

O referido projeto objetiva desenvolver as linguagens oral, escrita e numérica, assim como a interpretação textual no/com os alunos do 5º ano/9, na perspectiva da realização de um desempenho significativo na Prova Brasil no ano de 2011-IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

Nesse sentido, a Escola Lúcia de Fátima Miranda do Rosário pensando na realização da Prova Brasil estabelece metas e prioridades objetivando superar a média passada no exame.

Considerando a estrutura e organização das provas a Escola priorizará as produções, leitura e a interpretação textual, levando os alunos a compreenderem os conteúdos curriculares explorados no exame. Pois, como a prova mede a capacidade de produção e interpretação textual dos alunos de forma contextualizada, envolvendo os alunos com questões meramente contextualizadas, exigindo-os habilidades e competências, cito, interpretar, relacionar, domínio de conteúdo, e outras na resolução das questões.

Portanto, superar o resultado passado no IDEB é na Escola Lúcia contribuir com o progresso dos alunos, estimulando e provocando o fomento das linguagens oral, escrita e numérica, assim como a interpretação textual e das questões contextualizadas.

Em suma, encarar o IDEB implica em um desafio coletivo, cooperativo e colaborativo entre todos os sujeitos aprendiz, alimentando o ensino e aprendizagem como processos políticos que precisam ser encarados e defendidos como condições imprescindíveis na formação e integração do cidadão na sociedade do conhecimento.

Objetivo (s)

Geral:

Desenvolver a linguagem oral e escrita e, a interpretação textual nos/com os alunos de 5º ano/9, objetivando superar a média da prova no ano de 2009.

Específicos:

1 - Propor aos alunos o envolvimento com diversos tipos de textos;

2 - Apresentar aos alunos as classes gramaticais nas frases e nos textos;

3 - Estimular os alunos a produzirem palavras, frases e pequenos textos. Assim como a interpretação textual;

Problemática a ser estudada / Definição do Tema

Pensando na realização do exame da Prova Brasil – 2011 a Escola Lúcia de Fátima organiza-se na perspectiva de propor aos alunos um estudo complementar na sala de informática, objetivando o melhor desempenho dos mesmos no exame.

Nesse sentido, a sala de informática em sintonia com os professores de classe estabelecem um cronograma de atividades, abordando os conteúdos curriculares da língua portuguesa e de matemática de forma contextualizada, obedecendo a organização do exame, que exige habilidades e competências na resolução de situações-problemas do mundo real dos alunos.

No entanto, tendo em vista o IDEB – 2011 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e o êxito dos alunos a Escola se propõe em desenvolver o projeto “Superando os Limites do Processo de Ensino e Aprendizagem encontrados nos exames do IDEB-2011”.

Conteúdos

Classes Gramaticais, Acentuação Gráfica, Pontuação, Classificação de Sílabas, Produção e Interpretação Textual, Princípios Matemáticos, e outros.


Disciplinas envolvidas

Português e Matemática.


Metodologia / Procedimentos / Cronograma

O projeto será desenvolvido obedecendo as etapas a seguir, considerando a participação dos alunos nas atividades descritas abaixo:

1ª Etapa: Conversa com os alunos na sala de informática, explicando a importância do projeto na realização do exame da Prova Brasil - 2011;

2ª Etapa: Construção de palavras utilizando a matemática, para identificar o número de sílabas, classificando-as em (monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas);

3ª Etapa: Conhecimento dos encontros vocálicos e consonantais utilizando palavras e frases;

4ª Etapa: Serão elaboradas frases a partir de ilustrações diversas;

5ª Etapa: Emprego da Acentuação e Pontuação gráfica na frase e no texto;

6ª Etapa: Utilização das Concordâncias verbal e nominal na frase e no texto;

7ª Etapa: Produção de pequenos textos com frases curtas, com base nas ilustrações;

8ª Etapa: Produção Textual, Leitura de Textos e Interpretação Textual;

Recursos a serem utilizados:

Livros Didáticos, Jornais, Revistas, Computador, DVD, TV e outros.

Registro do processo

lufamir.blogspot.com

Avaliação e Resultados esperados

Dar-se-á continuamente, identificando o desenvolvimento das linguagens oral, escrita e numérica, assim como as formas de interpretação empregadas pelos alunos nas atividades de aprendizagem propostas..

Divulgação / Socialização do Projeto realizado

lufamir.blogspot.com

Referências Bibliográficas

CAMPEDELLI,Samira. Hoje é dia de português: 4º ano/9. Ed. Positivo; Curitiba – PR; 2007.

LEITE, Márcia; BASSI, Cristina. LER: Leitura, Escrita e Reflexão. 5º ano/9. Ed. FTD, São Paulo, 2008.

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