PLANEJANDO A PROVA BRASIL – IDEB:2011
Identificação
Nome da Escola: Lúcia de Fátima Miranda do Rosário
Gestor: Márcio José Ramos do Carmo
Vice - Gestores: Marilene e Osvaldo Praxedes
Coordenadores Pedagógicos: Rosana Pereira e Manoel Vieira
Professores Envolvidos: Everton Miranda, Sérgio Luís, Maria Nalma e Genivaldo Praxedes
Justificativa
O referido projeto objetiva desenvolver as linguagens oral, escrita e numérica, assim como a interpretação textual no/com os alunos do 5º ano/9, na perspectiva da realização de um desempenho significativo na Prova Brasil no ano de 2011-IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
Nesse sentido, a Escola Lúcia de Fátima Miranda do Rosário pensando na realização da Prova Brasil estabelece metas e prioridades objetivando superar a média passada no exame.
Considerando a estrutura e organização das provas a Escola priorizará as produções, leitura e a interpretação textual, levando os alunos a compreenderem os conteúdos curriculares explorados no exame. Pois, como a prova mede a capacidade de produção e interpretação textual dos alunos de forma contextualizada, envolvendo os alunos com questões meramente contextualizadas, exigindo-os habilidades e competências, cito, interpretar, relacionar, domínio de conteúdo, e outras na resolução das questões.
Portanto, superar o resultado passado no IDEB é na Escola Lúcia contribuir com o progresso dos alunos, estimulando e provocando o fomento das linguagens oral, escrita e numérica, assim como a interpretação textual e das questões contextualizadas.
Objetivo (s)
Geral:
Desenvolver a linguagem oral e escrita e, a interpretação textual nos/com os alunos de 5º ano/9, objetivando superar a média da prova no ano de 2009.
Específicos:
1 - Propor aos alunos o envolvimento com diversos tipos de textos;
2 - Apresentar aos alunos as classes gramaticais nas frases e nos textos;
3 - Estimular os alunos a produzirem palavras, frases e pequenos textos. Assim como a interpretação textual;Problemática a ser estudada / Definição do Tema
Pensando na realização do exame da Prova Brasil – 2011 a Escola Lúcia de Fátima organiza-se na perspectiva de propor aos alunos um estudo complementar na sala de informática, objetivando o melhor desempenho dos mesmos no exame.
Nesse sentido, a sala de informática em sintonia com os professores de classe estabelecem um cronograma de atividades, abordando os conteúdos curriculares da língua portuguesa e de matemática de forma contextualizada, obedecendo a organização do exame, que exige habilidades e competências na resolução de situações-problemas do mundo real dos alunos.
Conteúdos
Classes Gramaticais, Acentuação Gráfica, Pontuação, Classificação de Sílabas, Produção e Interpretação Textual, Princípios Matemáticos, e outros.
Disciplinas envolvidas
Português e Matemática. |
Metodologia / Procedimentos / Cronograma
O projeto será desenvolvido obedecendo as etapas a seguir, considerando a participação dos alunos nas atividades descritas abaixo:
1ª Etapa: Conversa com os alunos na sala de informática, explicando a importância do projeto na realização do exame da Prova Brasil - 2011;
2ª Etapa: Construção de palavras utilizando a matemática, para identificar o número de sílabas, classificando-as em (monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas);
3ª Etapa: Conhecimento dos encontros vocálicos e consonantais utilizando palavras e frases;
4ª Etapa: Serão elaboradas frases a partir de ilustrações diversas;
5ª Etapa: Emprego da Acentuação e Pontuação gráfica na frase e no texto;
6ª Etapa: Utilização das Concordâncias verbal e nominal na frase e no texto;
7ª Etapa: Produção de pequenos textos com frases curtas, com base nas ilustrações;
Recursos a serem utilizados:
Registro do processo
lufamir.blogspot.comAvaliação e Resultados esperados
Dar-se-á continuamente, identificando o desenvolvimento das linguagens oral, escrita e numérica, assim como as formas de interpretação empregadas pelos alunos nas atividades de aprendizagem propostas..Divulgação / Socialização do Projeto realizado
lufamir.blogspot.comReferências Bibliográficas
CAMPEDELLI,Samira. Hoje é dia de português: 4º ano/9. Ed. Positivo; Curitiba – PR; 2007. LEITE, Márcia; BASSI, Cristina. LER: Leitura, Escrita e Reflexão. 5º ano/9. Ed. FTD, São Paulo, 2008. |
Esse projeto pode ser acompanhado na integrar no blog evertonmix2010.blogspot.com
ResponderExcluir