Pois, o projeto de aprendizagem serviu para identificar e mapear os alunos com relação as linguagens oral, escrita e numérica. Assim como, possibilitou classificar em níveis de aprendizagem os alunos.
Veja em detalhe o projeto:
I – Identificação:
E. M. E. F. Lúcia de Fátima Miranda do Rosário
Diretor: Manoel Jânio Martins
Vice-diretores: Rogerio Arnaldo e Marilene
Coordenadores: Manoel Vieira e Rosana Ataide
Professores Responsáveis: Everton Miranda e Sérgio Luís
Séries: 4ª/08 e 5º/09
Números de Alunos: 60 alunos
II – Titulo do Projeto: A importância da informática educativa no desenvolvimento das linguagens oral, escrita e numérica nos/ com os alunos das séries 4ª /08 e 5º/09 da E. M. E. F. Lúcia Fátima M. do Rosário na comunidade do Treme/Bragança-PA.
III – Justificativa:
Nas últimas décadas, as escolas foram agraciadas com quites tecnológicos, estes aliados aos projetos educacionais, objetiva contribuir com a educação dos educandos e incluir os mesmos no mundo digital.
Levando em consideração as várias possibilidades de aprendizagem com o uso desta ferramenta, nós educadores, técnicos e facilitadores deveram utilizar, para dinamizar a aula de língua portuguesa, matemática, visando principalmente a melhorar a escrita, a leitura, a produção textual e além de jogos que envolva ciência, história, geografia... Pois, a máquina é um atrativo muito interessante para desenvolver o gosto pelos estudos, para ser útil ao mesmo e a comunidade.
IV – Objetivos:
Geral: Estimular à escrita e a leitura de palavras, frases e texto.
Específicos: Prestar atenção na escrita da palavra;
· Separar silabicamente a palavra
· Classificar a palavra quanto o número de sílaba;
· Utilizar cruzada\ diagrama com desenhos e depois escrever o nome do objeto;
· Organizar frases coerentes;
· Elaborar pequenas frases através de ilustrações;
· Redigir pequenos textos com frases curtas;
· Formar palavras utilizando a matemática;
· Reconhecer o encontro vocálico.
V – Procedimentos Metodológicos: As aulas serão desenvolvidas na sala de informática, envolvendo a parte teórica (conhecer a máquina) e a prática.
1º MOMENTO: Conversa dialogada com os alunos, na sala de informática, explicando as diferentes teclas, mouse e suas funcionalidades;
2º MOMENTO: Formar palavras utilizando a matemática, usando a adição junto com a sílaba no quadrado;
3º MOMENTO: O aluno irá separar silabicamente as palavras, depois classificar a palavra quanto ao número de sílaba (monossílabo, dissílabo, trissílabo e polissílabo);
4º MOMENTO: Reconhecer o encontro vocálico, utilizando frases e escrever com encontro vocálico;
5º MOMENTO: Usar diagrama\ cruzada com desenhos conhecidos pelos alunos e solicitar que escreva o nome do mesmo;
6º MOMENTO: Mostrar aos alunos várias frases desorganizadas e solicitar aos mesmos que as organize coerentemente;
7º MOMENTO: Elaborar frases a partir de ilustrações diversas;
8º MOMENTO: Redigir pequenos textos com frases curtas, com base nas ilustrações;
9º MOMENTO: Formar palavras utilizando a matemática, usando a adição junto com a sílaba no quadrado;
10º MOMENTO: Fazer leitura e escrita de números, utilizando a cruzada.
VI – Recursos:
Tecnológicos: pen drive, computador, máquina digital, BrOffice, etc.
Humanos: professor de sala de aula, professor facilitador e aluno.
VII – Avaliação: Será ao longo do projeto, de forma contínua, levando em consideração a observação dos professores (de sala de aula e facilitador), de acordo com os aspectos qualitativos, o desempenho e interesse do aluno na atividade desenvolvida.
VIII – Bibliografia
SILVA, Ezequiel Theodoro da. A leitura no oceano da internet. 8ª ed. Papirus editora. São Paulo. 1999.
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