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quinta-feira, 16 de junho de 2011

Semana da Leitura na Escola - Ano - 2010

A E. M. E. F. Lúcia de Fátima Miranda do Rosário realizou no mês de agosto do ano passado A Semana da Leitura que na ocasião foram desenvolvidas diversas atividades, ficando a sala de informática responsável pela execução da temática "A importância da Informática no desenvolvimento das linguagens oral, escrita e numérica" que objetivou estimular os alunos a prática da escrita e da leitura de palavras, frases e textos. A temática esteve fundamentada em um projeto elaborado pelos professores-coordenadores da sala de informática (Everton Miranda e Sérgio Luís), sendo o mesmo desenvolvido junto as turmas da 4ª/08 e 5º/09.
Pois, o projeto de aprendizagem serviu para identificar e mapear os alunos com relação as linguagens oral, escrita e numérica. Assim como, possibilitou classificar em níveis de aprendizagem os alunos.
Veja em detalhe o projeto:

I – Identificação:

E. M. E. F. Lúcia de Fátima Miranda do Rosário

Diretor: Manoel Jânio Martins

Vice-diretores: Rogerio Arnaldo e Marilene

Coordenadores: Manoel Vieira e Rosana Ataide

Professores Responsáveis: Everton Miranda e Sérgio Luís

Séries: 4ª/08 e 5º/09

Números de Alunos: 60 alunos

II – Titulo do Projeto: A importância da informática educativa no desenvolvimento das linguagens oral, escrita e numérica nos/ com os alunos das séries 4ª /08 e 5º/09 da E. M. E. F. Lúcia Fátima M. do Rosário na comunidade do Treme/Bragança-PA.

III – Justificativa:

Nas últimas décadas, as escolas foram agraciadas com quites tecnológicos, estes aliados aos projetos educacionais, objetiva contribuir com a educação dos educandos e incluir os mesmos no mundo digital.

Levando em consideração as várias possibilidades de aprendizagem com o uso desta ferramenta, nós educadores, técnicos e facilitadores deveram utilizar, para dinamizar a aula de língua portuguesa, matemática, visando principalmente a melhorar a escrita, a leitura, a produção textual e além de jogos que envolva ciência, história, geografia... Pois, a máquina é um atrativo muito interessante para desenvolver o gosto pelos estudos, para ser útil ao mesmo e a comunidade.

IV – Objetivos:

Geral: Estimular à escrita e a leitura de palavras, frases e texto.

Específicos: Prestar atenção na escrita da palavra;

· Separar silabicamente a palavra

· Classificar a palavra quanto o número de sílaba;

· Utilizar cruzada\ diagrama com desenhos e depois escrever o nome do objeto;

· Organizar frases coerentes;

· Elaborar pequenas frases através de ilustrações;

· Redigir pequenos textos com frases curtas;

· Formar palavras utilizando a matemática;

· Reconhecer o encontro vocálico.

V – Procedimentos Metodológicos: As aulas serão desenvolvidas na sala de informática, envolvendo a parte teórica (conhecer a máquina) e a prática.

1º MOMENTO: Conversa dialogada com os alunos, na sala de informática, explicando as diferentes teclas, mouse e suas funcionalidades;

2º MOMENTO: Formar palavras utilizando a matemática, usando a adição junto com a sílaba no quadrado;

3º MOMENTO: O aluno irá separar silabicamente as palavras, depois classificar a palavra quanto ao número de sílaba (monossílabo, dissílabo, trissílabo e polissílabo);

4º MOMENTO: Reconhecer o encontro vocálico, utilizando frases e escrever com encontro vocálico;

5º MOMENTO: Usar diagrama\ cruzada com desenhos conhecidos pelos alunos e solicitar que escreva o nome do mesmo;

6º MOMENTO: Mostrar aos alunos várias frases desorganizadas e solicitar aos mesmos que as organize coerentemente;

7º MOMENTO: Elaborar frases a partir de ilustrações diversas;

8º MOMENTO: Redigir pequenos textos com frases curtas, com base nas ilustrações;

9º MOMENTO: Formar palavras utilizando a matemática, usando a adição junto com a sílaba no quadrado;

10º MOMENTO: Fazer leitura e escrita de números, utilizando a cruzada.

VI – Recursos:

Tecnológicos: pen drive, computador, máquina digital, BrOffice, etc.

Humanos: professor de sala de aula, professor facilitador e aluno.

VII – Avaliação: Será ao longo do projeto, de forma contínua, levando em consideração a observação dos professores (de sala de aula e facilitador), de acordo com os aspectos qualitativos, o desempenho e interesse do aluno na atividade desenvolvida.


VIII – Bibliografia

SILVA, Ezequiel Theodoro da. A leitura no oceano da internet. 8ª ed. Papirus editora. São Paulo. 1999.

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