Durante o desenvolvimento do projeto foram realizadas várias ações sócio-educativas, objetivando e fortalecendo a parceria Escola e Família na perspectiva de fomentar os processos de ensino e de aprendizagem.
Nos dias 03 e 04 as atividades do projeto se desenvolveram em sala de aula, ficando os professores incumbidos de abordarem o tema em questão. Pois, nesses dias se sobressaíram diversas construções didáticas, a saber, elaboração de cartazes, de textos e reprodução de vídeo . Além de ensaios preparativos das dramatizações e de corais para a confraternização do dia das mães.
Continuando a programação no dia 05, foi realizado no Centro Comunitário a Palestra “Saúde e Família” a partir das 14hs. Na ocasião, participaram Agentes Comunitários de Saúde – A.C.S, Escola e Família, sendo abordado diversas temáticas, como por exemplo, Saúde e Alimentação, Saúde e Educação, Doenças Sexualmente Transmissíveis – D.S.Ts, enfim.
Pois, todas as temáticas foram desenvolvidas muito bem, haja vista os palestrantes estabelecerem relações com o tema do projeto.
FIG. 02- Agente de Saúde (SOCORRO) dialogando sobre Saúde e Alimentação.
No dia 06 as atividades foram realizadas na sala de informática e no pátio da escola. Iniciando pela manhã com corte de cabelo na responsabilidade de dois jovens da comunidade que se colocaram a disposição das mães. Na ocasião, a presença das mães foi relevante como se observa nas figuras a seguir,
Fig.03- Mães aguardando a hora de serem atendidas.
Fig.04- Mães recebendo tratamentos nos cabelos.
FIG. 05- Professor Everton Augusto exemplificando as partes do computador.
FIG. 06- Mães interagindo com o computador.
Portanto, apesar da pequena participação das mães, sobressaíram-se dois aspectos que não podem deixar de mencionados, ou seja, a interação das mães com o computador e a importância da sala de informática à comunidade do Treme como esclarecida pelo professor Everton, que na ocasião sublinhou, demonstrou os valores de se ter uma sala como a da Escola Lúcia de Fátima que precisa ser explora pela comunidade na perspectiva de fomentar ações sócio-educativas.
a vila do treme creceu muito em termo de educação principalmente em habitantes e saúde.parabéns a todos.nasci na vila do treme em 1984 hoje moro em belém minha férias sempre passo ai.jonas ramos da luz neto
ResponderExcluirParabéns a todos pelo trabalho que vem sendo consolidado ao longo dos tempos. Um grande abraço a inesquecível comunidade do Treme.
ResponderExcluir