Esse blog é uma ferramenta que possibilita aos educadores dinamizar as suas aulas e proporcionar novos caminhos de aprendizagem para seus alunos. Uma ferramenta de informação e interação que tem o potencial de reinventar o trabalho pedagógico.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

PROJETO "FAMÍLIA E ESCOLA: UNIDOS NA AÇÃO DE EDUCAR".

A Escola Municipal Lúcia de Fátima Miranda do Rosário realizou nos períodos de 03 a 07 do mês de maio do decorrente ano o Projeto “Família e Escola: unidos na ação de educar”. O mesmo contou com a participação da comunidade escolar, da família, de agentes comunitários de saúde e de dois jovens da comunidade local, que se dispuseram a realizar trabalho de “estética”.
Durante o desenvolvimento do projeto foram realizadas várias ações sócio-educativas, objetivando e fortalecendo a parceria Escola e Família na perspectiva de fomentar os processos de ensino e de aprendizagem.
Nos dias 03 e 04 as atividades do projeto se desenvolveram em sala de aula, ficando os professores incumbidos de abordarem o tema em questão. Pois, nesses dias se sobressaíram diversas construções didáticas, a saber, elaboração de cartazes, de textos e reprodução de vídeo . Além de ensaios preparativos das dramatizações e de corais para a confraternização do dia das mães.
Continuando a programação no dia 05, foi realizado no Centro Comunitário a Palestra “Saúde e Família” a partir das 14hs. Na ocasião, participaram Agentes Comunitários de Saúde – A.C.S, Escola e Família, sendo abordado diversas temáticas, como por exemplo, Saúde e Alimentação, Saúde e Educação, Doenças Sexualmente Transmissíveis – D.S.Ts, enfim.
Pois, todas as temáticas foram desenvolvidas muito bem, haja vista os palestrantes estabelecerem relações com o tema do projeto.

FIG.01- Diretor da Escola Jânio abordando o tema da palestra “Saúde e Família”

FIG. 02- Agente de Saúde (SOCORRO) dialogando sobre Saúde e Alimentação.

No dia 06 as atividades foram realizadas na sala de informática e no pátio da escola. Iniciando pela manhã com corte de cabelo na responsabilidade de dois jovens da comunidade que se colocaram a disposição das mães. Na ocasião, a presença das mães foi relevante como se observa nas figuras a seguir,


Fig.03- Mães aguardando a hora de serem atendidas.


Fig.04- Mães recebendo tratamentos nos cabelos.

Não obstante, as atividades da sala de informática nesse dia ficaram comprometidas devido às mães não aparecerem pela manhã, sendo desenvolvidas somente pela parte da tarde, com um razoável número de mães, mas significante uma vez que, foram informadas acerca do conhecimento e uso do computador como um recurso indispensável à construção de conhecimento.

FIG. 05- Professor Everton Augusto exemplificando as partes do computador.


FIG. 06- Mães interagindo com o computador.

Portanto, apesar da pequena participação das mães, sobressaíram-se dois aspectos que não podem deixar de mencionados, ou seja, a interação das mães com o computador e a importância da sala de informática à comunidade do Treme como esclarecida pelo professor Everton, que na ocasião sublinhou, demonstrou os valores de se ter uma sala como a da Escola Lúcia de Fátima que precisa ser explora pela comunidade na perspectiva de fomentar ações sócio-educativas.


FIG. 07- Professor Sérgio Luís auxiliando as mães na interação com o computador.







































2 comentários:

  1. a vila do treme creceu muito em termo de educação principalmente em habitantes e saúde.parabéns a todos.nasci na vila do treme em 1984 hoje moro em belém minha férias sempre passo ai.jonas ramos da luz neto

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a todos pelo trabalho que vem sendo consolidado ao longo dos tempos. Um grande abraço a inesquecível comunidade do Treme.

    ResponderExcluir